Business

Acre

Ao Justificar o seu voto do aumento salarial de ministros do STF Petecão é mau interpretado e bombardeado na rede

Ao justificar em seu Facebook por que votou favorável, nesta semana, ao reajuste salarial dos ministros do STF, o senador Sérgio Petecão (PSD) foi bombardeado por internautas.

Em sua nota, Petecão diz o seguinte;

"Amigos e amigas, desde a votação do reajuste do teto salarial dos ministros do STF e Ministério Público, tenho recebido diversas manifestações em razão do meu posicionamento, principalmente por parte daqueles que apoiam o meu trabalho. Por esse motivo, gostaria de fazer alguns esclarecimentos:

1) A fixação de teto salarial é diferente de aumento salarial. 
2) Nenhum parlamentar tem o poder de definir o valor do salário de um ministro. Por isso, não cabe ao Congresso aumentar salário de nenhum Juiz. O Congresso apenas define parâmetros, assim como acontece com relação ao salário mínimo. 
3) O Poder Judiciário tem orçamento próprio e previsão de gastos estabelecida. Isso quer dizer que a decisão de aumento salarial do Judiciário é responsabilidade exclusiva do presidente do STF e do Presidente da República. 
4) Constitucionalmente, o Congresso Nacional tem a obrigação de votar esses parâmetros, seja para o Judiciário, seja para o salário mínimo. 
5) A fixação do teto salarial é um instrumento positivo e fundamental para a democracia e equilíbrio das contas públicas. Estabelecer um teto é dizer não para gastos abusivos e que venham desequilibrar os cofres. É impedir que o salário de ministros extrapole a previsão orçamentária. Fizemos assim com o teto de gastos para o governo federal, impedindo-o de gastar mais do que arrecada. 
6) Não fosse um teto, um limitador, uma barreira, os gastos governamentais, ou salariais, como é o caso, poderiam ser definidos aleatoriamente e irresponsavelmente. 
7) Por último, é saudável para a democracia que o cidadão acompanhe e cobre a classe política. Feito este esclarecimento, gostaria que tivessem a certeza de que nenhuma decisão antidemocrática ou em desfavor da população terá espaço ao longo do meu mandato.

 

Senador Sérgio Petecão"

A remuneração dos magistrados da Corte passará de R$ 33,7 mil para R$ 39,2 mil. Foram 41 votos favoráveis ao aumento, 16 contrários e uma abstenção. Do Acre votaram a favor os senadores Sérgio Petecão e Jorge Viana.

O que o povo não deve esquecer, é que, foi o voto do Sergio Petecão, na lista de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobrás no congresso nacional, que permitiu continuar com o processo no Senado Federal e culminou em uma das peças fundamentais para o impeachment da Dilma.

Sérgio Petecão foi o único parlamentar acreano que assinou o documento e, apesar de ter sido procurado por pessoas ligadas ao governo não voltou atrás.

Foram quase oito meses de muita discussão, bate bocas e duas prorrogações e por fim,  a CPI da Petrobras da Câmara, conseguiu a aprovação do relatório final, que se juntou aos processos da lava jato e deu origem ao impeachment.

Follow Us

Subscribe Our Newsletter

Amazing Deals, Updates & Freebies In Your Inbox

Notícias mais lidas

Why Gap is investing in life education
logo

Download Newskit App

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and
typesetting industry.

banner
© 2018 Nativus24horas. Todos os direitos reservados.Diretor Responsável - Lelande Holanda / Email: nativuslive@gmail.com / Fone: (68) 99983-0387 / Nativus

Search